• revistaimprovavelj

O Meu Corpo, A Minha Casa


Vamos falar sobre amor próprio?!


Num mundo de aparências, de ilusões, de constante comparação, é fácil desencadear-se um sentimento de insegurança, por vezes até de repulsa, para com o nosso corpo. Seja devido a um ‘scroll’ pelas vidas aparentemente perfeitas redes sociais, seja devido a um comentário inesperado de alguém com quem nos relacionamos.


Há, contudo, formas de contornar este quotidiano de idealização, para chegarmos à conclusão de que, apesar do ruído interno alimentado pela influência externa, “as nossas diferenças são as nossas reais vantagens enquanto seres humanos únicos e singulares” e “aceitar as nossas caraterísticas físicas individuais será sempre a resposta”, conforme explica Sílvia Freitas, psicóloga clínica e terapeuta familiar.


No processo de aceitação gradual e constante, onde “o primeiro passo é consciencializar-se das inseguranças, reconhecendo-as e identificando-as”, é imprescindível “ser gentil e flexível consigo mesmo, não ser demasiado exigente e rigoroso, aceitando que não existe perfeição” seja onde for, diz Sílvia Freitas, que releva a importância de possuir uma rede de suporte, tanto no seio familiar ou junto de profissionais, que poderão atuar na validação do sofrimento, no redireccionamento para soluções alternativas e para referências tranquilizadoras.


“A exigência implacável e o perfeccionismo constante são inimigos do bem-estar, é necessário reconhecer que ninguém é perfeito e recordar que podemos ser responsáveis sem sermos permanentemente ansiosos, que podemos ser eficazes sem estarmos focados no que não conseguimos fazer, mas sim no que já alcançámos”.


A autoestima deve, assim, ser construída “de dentro para fora”, numa equilibrada conjugação do bem-estar físico com o psicológico, que poderá, ou não, passar por um recurso “a estratégias externas saudáveis, que podem incrementar o nosso bem-estar e harmonia no nosso funcionamento global”.


O que achas sobre este tema?!


#RevistaImprovavel #Amor #Amorproprio #Autoestima #AmaTeuCorpo #SelfLove

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo