O Mundo de 'LA AURA'


Hoje vamos te dar a conhecer o mundo de 'La Aura'.


O transformismo é a arte da transformação. Incorpora em si várias facetas que tornam uma performance deste estilo num espetáculo completo. Roupa, dança, maquilhagem e expressão dramática…tudo num só mundo.


O transformismo ofereceu a João Pedro Zacarias uma forma de expressão multifacetada, corajosa e bastante entusiasta, pois através de uma performance arrojada e intensa é capaz de partilhar o seu próprio “mundinho” com o público.


Começou por ‘molhar os pés’ na noite dos travestis cá na Região. Tudo começou na noite de Carnaval, que João Pedro encarou como uma oportunidade de começar a explorar a transformação através do disfarce. Mas o mundo do transformismo apenas colidiu com o de Zacarias em 2018, quando ainda estudava teatro no norte do país. Tal como o teatro, o transformismo fascinou João pela sua polivalência.


Em honra das mulheres da sua vida nasce ‘La Aura’, que ganhou o nome em homenagem especial à avó que sempre apoiou João, absorvendo também uma componente espiritual ligada à aura positiva que esta ‘persona’ pretende transmitir ao público.


La Aura, conta-nos João, é uma personificação mais intensa de si mesmo. Mais aperaltada e exagerada, um disfarce que permite tornar divertidas e genuínas as interações com o seu público. Através desta máscara, João consegue ser ele próprio de forma livre, desinibida e artística.


Cá na Região, La Aura conta com cerca de uma dezena de performances desde 2020 em jantares, num ambiente mais casual. João conta que, além destas presenças pontuais, apoia associações LGBT regionais.


Há ainda muito mistério em torno desta arte, mas apesar disso as pessoas demonstram muita curiosidade e interesse por estas performances tão excêntricas. O segredo não abafa a arte do transformismo, que sai à rua sempre que possível para colorir o ambiente.